terça-feira, 4 de junho de 2013

UMAPAZ - Curso "Alfabetizando Pela Paz"



A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação.
Ao aprender a ler a criança alça vôo por todos os cantos ampliando seu mundo. Ao aprender a escrever concede voz aos pensamentos partilhando-os.

Programa de aulas:

1ª aula – 14/06: Reflexões sobre a Supremacia da Palavra na sala de aula priorizando a Cultura de Paz. Através da leitura e de dinâmicas vivenciais de integração e cooperação iremos enfatizar uma comunicação não-violenta entre o educador e o aluno.

2ª aula – 21/06: Reflexões sobre práticas de Alfabetização e Letramento. Através da leitura de artigos da bibliografia estabelecer meios e estratégias para alfabetizar letrando.

3ª aula – 28/06: Explorando o Universo Vocabular dos alunos. Através das Rodas de Conversa aproveitar o conhecimento prévio dos alunos na colheita de palavras alfabetizadoras inserindo-os no processo de aprendizagem, valorizando-os.

4ª aula – 03/07: Desenvolvimento da consciência fonológica através de uma estimulação multissensorial que alimenta as percepções auditiva, visual, tátil e fonoarticulatória aperfeiçoando a relação fonema-grafema.

5ª aula – 05/07: Eleição de projetos culturais através da utilização de várias linguagens alimentam tanto a macro quanto a microestrutura do discurso escrito fomentando a aprendizagem da leitura e escrita.

6ª aula – 10/07: Apresentação dos projetos e frentes para alfabetização. Fechamento do curso através da partilha das frentes pesquisadas, confeccionando-se um Portfólio.

Facilitação: Maria Cecília Ferri é graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL - Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista; Atua como Fonoaudióloga Clínica / Educacional e Supervisora Cultural da FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga; Responsável pelas Oficinas de Linguagem da ENSG – Escola Nossa Senhora das Graças; Contadora de Histórias; Professora do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. Ministrou cursos sobre contação de histórias na UMAPAZ.

Serviço: Curso “Alfabetizando pela Paz”
Dias e horário: 14, 21 e 28 de junho; 03, 05 e 10 de julho de 2013, das 8h às 12h.
Atenção: os dias 03 e 10 de julho são quartas-feiras.
Carga horária: 4 horas/aula (24 horas/total)
Vagas: 50 – serão selecionados os primeiros inscritos
Público focalizado: Técnicos da área da educação, coordenadores pedagógicos, educadores da Educação Infantil e Fundamental I da rede pública, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)
Facilitação: Maria Cecília Ferri
Coordenação: Maricy Montenegro e Maria de Lourdes Diniz

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Alfabetizando pela Paz – Escola Municipal de Astrofísica

1. NOME COMPLETO:

2. Idade:
3. Sexo:  (    ) M    (     ) F

4. RG:                      Órgão:     UF: 
5. CPF:

6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior

7. Área de formação:

8. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    )   
Organização não governamental (    )
Órgão Público  (     )

9. E-mail:

10. Telefone fixo:
 11. Telefone celular:







Nenhum comentário:

Postar um comentário