terça-feira, 4 de junho de 2013

Biblioteca Belmont - Programação Cultural / Junho



PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JUNHO - 2013

 
ESPECIAL




VII ARRAIAL LITERÁRIO DA BIBLIOTECA BELMONTE
   
A Biblioteca Belmonte realiza a 7ª edição de seu Arraial Literário. O estacionamento da biblioteca se transformará em um autêntico arraial e exibirá diversas atrações que remetem ao clima junino. Serão 7 horas seguidas de músicas, brincadeiras, animação, talento, acolhimento e muita alegria. Venha se divertir conosco!Participações confirmadas de Escurinho do Acordeon; Sabino e Gabriel Lopes; Robson Santos e Ivani Magalhães, trazem os divertidos "causos" de Pindé e Chica,  Paula Dundee e a turma do Sarau Sertanejo;  apresentação musicada do Grupo Dois Pontos de Cantadores de Histórias: “Histórias que os meus pais me contavam”. 29/06,  sábado, das 10h às 17h

TEATRO



 
UM DEDINHO DE PROSA - Interpretando “Pindé”, o caipira contador de causos que jura que todos são verdadeiros, Robson Santos conduz os espectadores a uma jornada pela cultura caipira com causos maliciosos e exagerados, tirando risos da plateia com as situações inusitadas e engraçadas vividas pelo personagem. Com o Prof. Robson A. Santos, Educador Brincante, Mestre em Educação Artee História da Cultura, Pedagogo, Folclorista, Escritor e Contador de histórias. Atua como professor universitário no Uniítalo e em outras universidades do interior paulista além de pesquisas sobre oralidade. A partir de 16 anos, professores, educadores e interessados. Dia 13/06, 5ª feira, às 19h30.


 

TEATRO - INFANTIL


HISTÓRIAS DE DENTRO – Cia Simples.
Com elementos muito simples (papéis coloridos, fita crepe e canetas) os artistas convidam as crianças a participar da construção do cenário, da criação dos figurinos, podendo até mesmo virarem personagens da história. 50 minutos. +6.  Dia 08/06, sábado, às 11h.


  

ABRA-TE CÉREBRO – Cia do Miolo.  Sobre uma moto, duas velhinhas percorrem diferentes geraçõesa procura de grandes invenções da humanidade. A mais velha, Laurinda, é uma cientista que vive inventando novos usos para as coisas conhecidas. Já Vivi, a mais nova, é uma geógrafa sonhadora, vaidosa e atrapalhada. 50 minutos. Livre. Dia 22/06 sábado, às 11h.

LITERATURA

 

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL -   O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Dia 28/06, sexta-feira, às 14h30. Agendamento por telefone.

SHOW


SARAU SERTANEJO Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani. Dia 29/06, sábado, às 15h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com os contadores. Com Antonia Andréa de Sousa e Maria Luiza Rocha.  Dia 05/06, quarta feira, às 14h30.Agendamento por telefone.
                 
 
CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo - UniItalo. Dias 12/06, quarta-feira, às 10h30 e 14h30. Agendamento por telefone.                                                                                          
 
PALESTRAS



 
A HORA E A VEZ DO VESTIBULAREm seu 7º ano, o projeto “A Hora e a Vez do Vestibular” abre as portas das Bibliotecas Públicas e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso para os interessados em analisar e discutir, junto a professores de literatura, as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.   Sextas-feiras, às 14h. Com o Prof. Fernando Martins Lara.  07/06, 14h – Capitães de Areia (Jorge Amado)14/06, 14hSentimento do Mundo ( Carlos
Drummond de Andrade)
OFICINAS E CURSOS

 

XILOGRAVURA - A Oficina, ministrada pelo professor Valter Eduardo,trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística muito associada à literatura de cordel. Trata-se da criação de imagem em madeira e aplicação para o papel. A atividade conta com aulas teóricas e práticas.  Quartas-feiras, das 14h às 17h.

MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com o Artista Orientador Rodolfo Valente. Toda quinta-feira: das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Vânia Terra. Segundas-feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 13h às 16h –Inscrições na Biblioteca.


EXPOSIÇÕES PERMANENTES: de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular.
Dorinha Sant'Anna
Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408

Nenhum comentário:

Postar um comentário