quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programação de Julho Biblioteca Belmonte





Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JULHO - 2012

FÉRIAS


PROGRAMA LEITURA NAS FÉRIAS -  Na Sala de Literatura Infantil crianças e jovens podem se inscrever para participar do programa de estímulo à leitura no período de férias escolares. Durante todo o mês de julho, os participantes devem ler títulos de livros com elaboração de resumos críticos. Outra opção no período é a Clínica de Leitura para crianças até 10 anos, com leitura de materiais na própria Sala de Literatura Infantil. Os participantes receberão certificado e livros em doação, durante uma cerimônia especial para seus familiares, professores e coordenadores pedagógicos, no início do 2º semestre letivo. De 2 a 31 de julho, das 10h às 17h.

TEATRO - INFANTIL


As Meninas do Conto
A PRINCESA JIA .Três filhos de um casal, crescidos e já em idade de trabalhar, partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. Mas João, o caçula, vai parar em um castelo velho e feio onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. O que ele não sabia é que essa sapa era uma linda princesa à espera de seu desencantamento. - Adaptação do conto popular brasileiro compilado por Luiz da Câmara Cascudo. Vencedor do Grande Prêmio da Crítica APCA-2002. -  Dia 7/07 – sábado- 11h - livre. 
                                                     
Cia. PiA FraUs
Cia. PiA FraUs
BICHOS DO BRASIL - PiA FraUs - Com trilha sonora composta especialmente para o espetáculo e 50 bonecos confeccionados com materiais naturais, Bichos do Brasil leva a beleza da fauna nacional às bibliotecas públicas. A montagem da Cia. Pia Fraus tem como objetivo apresentar para os pequenos os animais que vivem nos campos e florestas, que muitas vezes são desconhecidos por eles. Tudo por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos, utilizando ritmos bem brasileiros, como forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.
50 minutos. - Dia 21/07, sábado – 11h -  Livr



Show


                 


SARAU SERTANEJO – Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani,  A.Técnico: Ivoneide-  Dia 28/07, sábado, às 15h  






LITERATURA





XVI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – Autor das obras A ganância de um Preguiçoso  e No Reino dos Imbuzeiros, premiada em concurso nacional do MINC,  e dos CDS Redemoinho e Alforje, Aldy Carvalho,Cantor, compositor, poeta e violonista, das barrancas do Rio São Francisco, (Petrolina -PE),  vem à Belmonte para falar sobre cordel e apresentar seu trabalho.Dia 27/07, 6a.feira, 19h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

ÁLBUM DE FAMÍLIA: Com Andréa Sousa - Evento que reúne a família em torno da mediação de leitura, narração de contos divertidos, brincadeiras e cantigas tradicionais. A família é incentivada a registrar o evento para a confecção de um painel fotográfico que será exposto na Sala Infantil. Dias 7, 21 e 28/07, sábado, das 11h30 às 13h.



OFICINA

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Temas desta edição: contos divertidos e brincadeiras tradicionais.  Com a contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.  Dia 14/07, sábado, das 11h30 às 13h.


EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.  

Dorinha Sant'Anna
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408

Nenhum comentário:

Postar um comentário