terça-feira, 31 de julho de 2012

Biblioteca Belmonte - Programação de Agosto

                      Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – AGOSTO - 2012

TEATRO 
INOCENTE NO DOPS - Uma comédia sobre a ditadura militar, que dentre outros objetivos salienta a conquista do voto no Brasil e a conscientização do mesmo.  Com o Grupo Palavras. Direção: Eder Brito. A peça faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? . Para público jovem e adulto.   Dias: 3/08 6ª. às 19h, e 11/08, sábado, às 14h. 
 
TEATRO -INFANTIL

 FOLIA DE BOI - Núcleo Trecos e Cacarecos - O espetáculo apresenta, através de música ao vivo, bonecos e bom humor, uma mescla de versões da tradicional história do Boi Bumbá. Com medo de que seu filho nasça com cara de boi, o vaqueiro Matheus mata o animal que pertence ao coronel da cidade para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Catirina. Para não ser punido, ele tenta ressuscitar o bicho, recorrendo a artifícios medicinais e rituais religiosos. Depois de muita confusão, todos caem na folia ao som de maracás, matracas e pandeiros tocados ao vivo.  50 minutos. A partir de 2 anos. Dia 04/08, sábado, às 11h.

O CASAMENTO ENTRE O CÉU E A TERRA - A Cia. Luarnoar  traz à cena a obra de Leonardo Boff, "O Casamento entre o Céu e a Terra" apresentando histórias da cultura indígena, unindo à palavra, a magia dos sons e da encenação, numa expressão única do teatro narrativo.  50 minutos. LivreDia 18/08 – sábado – 11h

SHOW

PEQUENO PASSEIO MUSICAL – Harpa Instrumental - Com Vinicius Medrado. O fio condutor deste show é a harpa e seu uso em diversas tradições musicais. Da harpa celta ao koto oriental, passando pela música latino americana. Canções peruanas, venezuelanas, caribenhas, paraguaias, japonesas, celtas e brasileiras nos conduzem por paisagens ancestrais. 10 de agosto, sexta-feira, 19h. 
DESAFIO DE CURURU - Com Grupo de Cururu de Sorocaba. Será apresentado o que é o cururu, em que cada apresentação é única já que não é ensaiado. A seguir será apresentado um espetáculo. Na transição de um cantador para o outro, sempre é contado um causo curto, dentro do contexto cantado. Livre. 60 min. Dia 15/08, 4ª. feira, às 10h e às 14h.
AGOSTO CAIPIRA Com Gupo Mosaico Brasil - Espetáculo musical com músicas do universo caipira, permeado da narração de causos e declamação de poemas, com o objetivo de levar ao conhecimento do público as influências e contribuições da Cultura Caipira na obra de importantes nomes das artes no Brasil. Livre. 60 min. Dia 16/08, 5ª. feira, às 19h.

 
SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani, Apoio Técnico: Ivoneide.   Dia 25/08, sábado, às 15h.


LITERATURA


ENCONTRO DE ESCRITORES - com Zé Sarmento.  Autor de literatura jovem e adulta, o escritor  do "O Escritor nas Bibliotecas", que integra a programação da Mostra das Estéticas da Periferia, vem a biblioteca Belmonte para conversar com os leitores.  Dia 22, 4ª.feira, 19h



LANÇAMENTO DE LIVRO - "Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras",  primeiro livro da contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Belmonte,  Andrea de Sousa. Dia 22/08, 4ª.feira, às 14h30.

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORALEspaço gourmet delícias da literatura oral Com Antonia Andrea de Sousa. "Folclore Gratinado ao forno da Memória". O encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares.Dia 31/08, sexta-feira, às 14h30.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.   Dia 08/08, 4ª.feira, às 10h e 14h.
NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e acompanhantes - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha. Dia  29/08 , 4ª.feira, às 14h30
                                       OFICINA

 
"TEATRO POLÍTICO OU TEATRO COMO POLÍTICA? – SER CIDADÃO NÃO É VIVER EM SOCIEDADE, É TRANSFORMÁ-LA”. Ministrada por Guilherme Vale, artista convidado do Grupo Palavras, esta oficina faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? e versa em promover a análise teórica, bem como a prática dos conceitos criados por Augusto Boal com o método “Teatro do Oprimido” e cada uma de suas seis técnicas convergentes.  Será composta por 4 encontros: Dias 10/08, 17/08, 24/08 e 31/08, 6as.feiras,  das 13 às 17h.

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - DE ASA BRANCA AO LUAR DO SERTÃO – LUIZ GONZAGA, o encantador, contador e cantador de histórias. Com Antonia Andréa de Sousa, especialista na arte de contar histórias. Participação de Carlos Silva e João Luiz do Couto.  Dia 11/08 – sábado – das 11h às 13h
MAZZAROPI – UMA HISTÓRIA ÚNICA NO CINEMA 
BRASILEIRO. O jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin, que prepara o lançamento de seu documentário em longa metragem sobre Mazzaropi, analisa o fenômeno Amancio Mazzaropi não somente pelo seu aspecto mais conhecido – o de ator cômico – como também em suas facetas como argumentista, diretor, distribuidor e produtor cinematográfico de extremo sucesso. Uma história única dentro do cinema brasileiro. Vagas limitadas. Inscrições na Biblioteca. Dia 23/08 - 5ª.feira – 19h

MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientadora Giselle Ramos. Todas as 5as. feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador Antonio Jr. 2as.feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 12h30 às 15h30 – Inscrições na Biblioteca.

EXPOSIÇÕES PERMANENTES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

Fonte: http://bibliotecabelmontesp.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário