Por que meu filho sempre
me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já
tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um
tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos?
Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por
que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho
sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?
Este documentário
reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma
do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer
uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por
propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.
O
resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola
totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos
altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma
minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os
nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam
com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância
encurtada.
Contundente, ousado e real este documentário escancara a
perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro
dele e sobre o futuro da infância.
Direção: Estela
Renner
Produção Executiva:
Marcos Nisti
Maria Farinha
Produções
Segue o link do Instituto Alana, que desenvolve um trabalho de conscientização em relação ao consumismo infantil. No site vocês podem fazer o download do documentário e conferir outros trabalhos realizados pelo instituto:
Fonte: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40
Nenhum comentário:
Postar um comentário