segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programação Cultural - Biblioteca Belmonte Junho 2012


 Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br


TEATRO - INFANTIL

CIRCUS – A NOVA TOURNÉE - Cia Circo de Bonecos - No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados: a Família Ovos com números de equilibrismo; As Minhocas trapezistas; o Árabe e seu Camelo abusado; a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter a platéia. Livre. 50 min.   Dia 16/06, sábado – 11h. 

 
O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ - Com Grupo 59 - Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar, a crianças e jovens de todas as idades, uma fábula de amor e (in) tolerância entre seres de espécies diferentes. 50 minutos. Para maiores de 6 anos. Dia 30/06 - sábado – 11h.
  SHOW

 

SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani, Apoio Técnico: Ivoneide.  Dia 30/06, sábado,  às 15h
                                           LITERATURA 





XV ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – O escritor Josué Gonçalves de Araújo, premiado pelo MINC com o cordel “Os três fios de cabelo de ouro do Diabo”, vem à Belmonte para falar da influência da literatura de cordel na sua vida e sobre a elaboração de seus livros. Dia 21/06, quinta-feira, às 19h

 

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa.  Dia 29/06, 6ª. Feira - às 14h30.

 




V ARRAIAL LITERÁRIO DA BIBLIOTECA BELMONTE.  – Ambientado no estacionamento da Belmonte, comemoração junina com equipe, parceiros, comunidade e convidados da biblioteca, incluindo atividades que remetem às festividades juninas. Dia 30/06, Sábado - das 10h às 16h.  




CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


XAMEGO NA BELMONTE. Mediação de leitura, trazendo contribuição da tradição oral no mês do Santo Casamenteiro, Santo Antonio como: brincadeiras, trovas, cirandas de amor e enigmas que remetem ao flerte e namoro. Público Alvo: namorados, noivos, casados e aspirantes. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Dia 12/06, terça-feira, às 14h30



CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa. Dias 13 e 20/06, quartas-feiras, às 10h e 14h.   


NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos; A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com os contadores,. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Dia 27/06, quarta-feira, às 14h30.

 OFICINA



SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Contadores convidados narrarão contos onde a fogueira encantada é personagem central. Com Antonia Andréa de Sousa, especialista na arte de contar histórias.  Participação de Vanessa Meriqui e Elia de Roberto. Dia 16/06 – sábado - 14h.






MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientadora Giselle Ramos. Todas as 5as. Feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.



TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador Antonio Jr.  Todas as 2as. Feiras -  das 14h30 às 17h30 e sábados, das 12h30 às 15h30 – Inscrições na Biblioteca.


QUADRINHOS EM XILOGRAVURA - Integrando o projeto “Fanzines nas Zonas de Sampa” da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas iniciado em 2006, esta oficina leva ao público infantil uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Haverá aulas teóricas e práticas.  O diferencial desta oficina, brilhantemente ministrada pelo artista orientador Ezê na Biblioteca Belmonte, está na junção das duas técnicas: quadrinhos e Xilogravura. Todos os sábados, das 10 às 13h

EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas


VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.


Fonte: http://bibliotecabelmontesp.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário