quinta-feira, 26 de abril de 2012

Curso Educação e Direitos Humanos


A Ação Educativa abre inscrições para o curso “Educação e Direitos Humanos”, dando continuidade ao processo de formação de defensores (as) populares do direito à educação de qualidade. A capacitação, promovida com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, é gratuita e será realizada em São Paulo, na sede da Ação Educativa.
A formação é voltada para educadores(as), trabalhadores(as) da educação, estudantes, lideranças populares, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais e acontecerá aos sábados, em seis encontros. Os interessados poderão se inscrever até o dia 03 de maio pelo link.

Objetivo: Como parte das ações estratégicas da Ação Educativa no sentido de fortalecimento e difusão da exigibilidade jurídica da educação como direito humano, o curso tem como objetivo formar e qualificar defensores do direito à educação de qualidade, fortalecendo sua capacidade de atuação junto a comunidades, escolas, movimentos e organizações na identificação de ameaças e violações a direitos, na análise das questões à luz dos princípios e normas educacionais e na utilização estratégica dos mecanismos de proteção dos direitos humanos.

Conteúdos: Serão discutidos os aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e jurídicos relacionados aos direitos humanos e, especificamente, ao direito à educação. Possibilitando assim a reflexão sobre seu significado, sua efetivação e exigibilidade através da utilização estratégica dos mecanismos jurídicos de proteção.

Metodologia: O curso se estrutura em 6 (seis) tópicos, organizados em conferências temáticas com especialistas (no período da manhã) e em exposições dialogadas (no período da tarde). Os encontros serão distribuídos entre os meses de maio a junho de 2012, aos sábados. Nos momentos das exposições dialogadas se dará atenção as possibilidades de intervenção prática e de articulação dos participantes. Visitas a órgãos públicos e atividades inter-tópicos também são parte da dinâmica a ser adotada na formação. Como instrumento de apoio ao curso, um blog estará à disposição dos (as) participantes e demais interessados (as) possibilitando o debate contínuo dos conteúdos estudados.

Público: O curso é aberto e gratuito, voltado para educadores (as), trabalhadores (as) da educação, estudantes, lideranças populares, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais.

Carga Horária: 60 horas/aula
Período: maio a junho, com encontros aos sábados, das 9h às 17h30
Certificação: participação em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de atividades
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo – SP)
Inscrições: até 3 de maio
 
Acesse a programação completa através deste link: http://www.acaoeducativa.org.br/email_mrkt/convite_curso_direitos_humanos.html

Mais informações pelo telefone (11) 3151-2333, ramal 161, ou pelo e-mail Taciana.gouveia@acaoeducativa.org

Realização: Ação Educativa
Apoio: Secretaria Nacional de Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário