quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Programação de Janeiro da Biblioteca Belmonte

 
 
PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JANEIRO - 2012

EXPOSIÇÕES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

EXTRA! EXTRA! JORNAIS SANTAMARENSES: DO MUNICÍPIO AO BAIRRO, DO MANUSCRITO À EDIÇÃO ELETRÔNICA. De 18 a 24 de janeiro - Integrando e fechando a programação das festividades do 460º aniversário de Santo Amaro, a Biblioteca Belmonte oferece uma mostra inédita: exemplares raríssimos de jornais que circularam em Santo Amaro desde o final do século XIX e até os atuais.  Desde o Comércio de Santo Amaro, passando pelo: Polyanthéa, consagrado às festas de inauguração, reforma e conclusão das obras da nova matriz, pelo Desporto Varzeano, pelo Santo Amaro Jornal de 1928. O público poderá apreciar 21 títulos de jornais que circularam e outros que circulam em Santo Amaro. Destaque especial para as capas da Gazeta de Santo Amaro. Os jornais expostos pertencem ao acervo histórico de Santo Amaro da Biblioteca Prestes Maia.   

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES. Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE. Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

PROGRAMA DE LEITURA NAS FÉRIAS. De 2 a 30 de janeiro das 9h às 16h. Na Sala de Literatura Infantil  crianças e jovens até 15 anos podem se inscrever para participar do programa de estimulo à leitura no período de férias escolares. Durante todo o mês de janeiro os participantes devem ler 10 títulos de livros com elaboração de resumos críticos. Outra opção no período é a Clínica de Leitura para crianças de até 10 anos com leitura de materiais na própria Sala de Literatura Infantil. A cada meia hora de leitura diária a criança recebe um adesivo em sua ficha de inscrição com o objetivo de completar 20 horas de leitura no mes. Os participantes que atingirem as metas estipuladas pelos programas receberão certificado de participação, doação de  livros e outros brindes,  em cerimônia especial realizada no início do ano letivo escolar.
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “EXTRA! EXTRA! JORNAIS SANTAMARENSES”. Dia 18/01, 4ª feira, às 10h.  Finalizando as comemorações do aniversário de Santo Amaro, no auditório Kiyomi Oba, a inauguração da mostra contará com a presença de autoridades jornalísticas e personalidades marcantes do bairro, fazendo mediação de leitura das manchetes registradas nas quais foram autores dos textos ou personagens dos fatos.  Ao final da roda de leitura e da apresentação da exposição ao público, serão soltos 460 balões e será degustado um bolo, em comemoração aos 460 anos de Santo Amaro.

SARAU SERTANEJO. Dia 28/01, sábado, às 15h.  Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o apresentador Guarani, Coordenação de Paula Dundee. Com: Aninha, Aurora Sertaneja, Cida Garcia, Duo Simpatia, Edson Santos e Benê,  Escurinho do Acordeon, Guaçu, Índia Matogrossense, João da Mata e Machadinho, Jucilene e Juramar, Mauro Cesar, Mineirinho, Morais da Viola, Porto Alegre, Sandro Alves, Rose Dias, Sebastião Borges, Teclas e Cordas, Visitante e Dão Boiadeiro e muitas outras atrações.

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
Blog da biblioteca: http://bibliotecabelmonte2011.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário