segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Curso - Estrela do Basquete




SESC, Consulado dos EUA e Alumni prorrogam até 31/10 as inscrições para “Estrelas do Basquete”


Jovens selecionados junto à rede pública de ensino terão, por um ano, cursos de basquete, inglês e liderança no SESC Consolação

O SESC São Paulo e o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, com apoio da Associação Alumni, Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, firmaram uma parceria que irá atender 40 estudantes oriundos da rede pública de ensino oferecendo gratuitamente um curso-piloto, com duração de um ano, em que estes jovens terão aulas de basquete, inglês e práticas para desenvolvimento de liderança. As inscrições para o processo seletivo foram prorrogadas e seguirão abertas até 31 de outubro. Todas as informações estão disponíveis no site www.sescsp.org.br/estrelasdobasquete
O programa “Estrelas do Basquete” é uma iniciativa do Consulado Americano, que visa proporcionar a formação de jovens lideranças comunitárias capazes de atuar na promoção social de suas localidades, além de influenciar positivamente no desenvolvimento de habilidades das quais necessitarão em seu futuro profissional. O programa pretende atrair estes jovens por meio da paixão brasileira pelos esportes e em função da expectativa provocada com a aproximação da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.
A parceria é com o SESC São Paulo que tem, entre suas ações, a missão de incentivar a prática esportiva como meio de propiciar melhor qualidade de vida e educação permanente, buscando o desenvolvimento humano de forma completa e também focando a difusão de princípios como integração, respeito à diversidade e inclusão social, seja através do esporte ou atividades culturais e sociais.
O local de realização das atividades será o SESC Consolação, tradicional Unidade da rede SESC que já abrigou importantes eventos da área esportiva e que teve, entre seus profissionais no passado, o atleta da seleção brasileira de basquete e bi-campeão mundial, Carmo de Souza, já falecido e popularmente conhecido como Rosa Branca.
Para o aprimoramento do idioma, o programa contará com a experiência da Alumni, que é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1961, que se dedica a promover o entendimento entre brasileiros e norte-americanos por meio da realização de programas educacionais e culturais.
Outros parceiros poderão se integrar nos próximos meses e a intenção é que este seja um programa-piloto que possa, futuramente, ser replicado pelos participantes e pelos parceiros em várias comunidades.

O início das aulas está previsto para janeiro de 2012, seguindo até o final do ano, sem parada para férias. Os participantes deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas 3 vezes por semana, nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras. A seleção se dará a partir de uma série de etapas descritas a seguir e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo endereço de email: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br

As inscrições iniciaram 15 de setembro e se encerram em 31 de outubro de 2011.

IMPORTANTE: Caso o número limite de capacidade para a seleção, seja atingido antes da data final prevista (31/10), o término das inscrições será antecipado, ficando vinculado à esta nova data.


Os interessados deverão possuir alguns pré-requisitos que serão checados pela organização através da documentação a ser enviada por email. Caso não fique comprovado que o interessado preencha estes pré-requisitos, ele não será chamado para as etapas seguintes. A cada nova etapa, o interessado receberá uma comunicação exclusivamente por email, sendo chamado para prosseguir, ou não, no processo de seleção.


Sobre o curso:

“Estrelas do Basquete” é um curso de Inglês, Esporte e Liderança com duração de um ano, que utilizará o basquete para desenvolver em 40 jovens (20 meninos e 20 meninas), entre 15 e 17 anos, de comunidades carentes da Grande São Paulo, habilidades de liderança e a ampliação de conhecimentos, o que poderá lhes auxiliar a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de suas comunidades, assim como ampliar suas chances de alcançar resultados positivos em um mercado de trabalho cada dia mais exigente.
Serão quatro horas de aulas, três vezes por semana, divididas em metade do tempo para o curso de inglês e/ou liderança e a outra metade para o basquete. O programa será desenvolvido no SESC Consolação e, durante a permanência no curso, os alunos receberão alimentação supervisionada por nutricionista, assim como uniformes e um auxílio para custear o transporte. A coordenação das aulas de inglês será da Associação Alumni, Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, e o basquete será ministrado pelos profissionais do SESC Consolação, com a participação do esportista norte-americano Don Hunter, ex-jogador profissional de basquete e líder de programas sociais de basquete para jovens.

NOVAS DATAS DO PROCESSO SELETIVO
– Inscrições até 31/10
Processo seletivo – Cronograma

De 15/09 a 31/10/2011 – Período de inscrições abertas pelo email estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br (a data limite poderá ser antecipada, se atingir o número máximo de capacidade antes do prazo final)
De 01/11 a 05/11/2011 – Checagem dos pré-requisitos pela organização e envio por email, aos aprovados, da chamada para a próxima etapa: Prova de Inglês, que será agendada em um dos dias abaixo.
De 07/11 a 12/11/2011 – Prova de Inglês, que será realizada nas dependências do SESC Consolação, em dia e horário a serem agendados e informados a cada participante.
Dia 16/11/2011 – Chamada, por email, para a próxima etapa: Prova de Habilidades Esportivas.
Dia 20/11/2011 – Prova de Habilidades Esportivas realizada nas dependências do SESC Consolação em horário a ser informado posteriormente.
Dia 25/11/2011 – Divulgação, por email, dos selecionados para a próxima etapa: Entrevista final.
Dia 07/12/2011 – Divulgação, por email, do resultado final e chamada para a Assinatura da Inscrição, que deverá ser efetuada pelos responsáveis juntamente com a presença dos jovens.
Dia 14/12/2011 – Encontro dos 40 jovens selecionados e seus responsáveis, com convite estendido aos demais familiares, para a solenidade de Assinatura da Inscrição e lançamento oficial do programa, nas dependências do SESC Consolação.

Condições para a inscrição

Pré-requisitos:
 
Ser residente na GRANDE SÃO PAULO;
Matriculado em escola da rede pública;
Nascidos nos anos de 1995, 1996  e 1997;
Possuir algum conhecimento do idioma inglês;
Ter habilidade para a prática esportiva, em especial o Basquete;
Disponibilidade de dedicação ao projeto no ano de 2012 (de janeiro a dezembro sem férias em julho) para três vezes por semana – 2ª, 4ª e 6ª, das 14h30 às 18h.

Documentação e passos para a efetivação da inscrição:

1)    Inscrever-se pelo email: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br
2)    Escrever o NOME COMPLETO, IDADE, SEXO, Endereço de email (*)
3)    Endereço completo, Número(s) de telefone para contato
4)    Nome completo da Escola, Série que está cursando
Digitalizar e anexar neste email de inscrição os seguintes documentos:
5)    Documento de identidade oficial (RG ou RG Escolar);
6)    Histórico escolar comprovando média geral de 6,5 (conceito S ou B) ou conceito referente no município e frequência nas aulas de 80% ou mais;
7)    Comprovante de residência.

(*) O envio do endereço de email correto é primordial, pois através dele se dará a comunicação entre o interessado e a organização. É de responsabilidade do interessado a constante checagem para verificação de possíveis mensagens com alterações de prazos, horários e locais de provas, assim como informações adicionais ao longo do processo.

Outras características que são desejáveis dos interessados:
 
Envolvimento social em comunidades;
Características de liderança;
Demonstração de interesse em trabalhar como multiplicadores de conhecimento.

Duração do curso:

De 30/1/2012 a 30/11/2012 – segunda, quarta e sexta, das 14h30 às 18h (sem férias em julho).
Local: SESC Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque).

Fone: (11) 3234-3063

Nenhum comentário:

Postar um comentário