sexta-feira, 30 de setembro de 2011

V Simpósico do CRIA UNIFESP - PSICOPATOLOGIA NA CLÍNICA DA ADOLESCÊNCIA

O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), do Departamento de Psquiatria da UNIFESP realiza o Simpósio "Psicopatologia na Clínica da Adolescência" com mesas redondas e conferências sobre a temática.

O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação, etc.

Programação e inscrições no site: http://www.cepp.org.br/eventos/cria/2011/

Quando: dia 15/10/2011 das 08h às 17h30.
Valor: R$ 100,00 até 11/10 e R$ 120,00 no local. Estudante paga meia.
Onde: Anfiteatro Marcos Lindemberg, Rua Botucatu nº 862 segundo andar (Edifício dos Anfiteatros) - Vila Mariana.

Seminário - ASPECTOS POLÊMICOS DOS DIREITOS DO IDOSO‏

POLÍTICAS PÚBLICAS, SEGURIDADE SOCIAL, JUSTIÇA E COMBATE À VIOLÊNCIA

4 de outubro (terça-feira) – 9 horas

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O IDOSO

Expositora

DRA. KARLA CRISTINA GIACOMIN
Médica Geriatra; Especialista em Geriatria Gerontologia pela SBGG/AMB; Presidente do Conselho
Nacional dos Direitos do Idoso; Doutora em Ciências da Saúde pela FIOCRUZ.

Debatedores

TEREZINHA APARECIDA T. DA ROCHA
Presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo.

MARCEL TOMÉ
Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo.

5 de outubro (quarta-feira) – 9 horas


A FUNÇÃO SOCIAL E ASSISTENCIAL DA CAASP PARA O ADVOGADO IDOSO

Expositor

DR. FÁBIO ROMEU CANTON FILHO
Advogado e Presidente da CAASP.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Expositor

DR. LUÍS RICARDO MARCONDES MARTINS
Advogado; Conselheiros Secional e Presidente da Comissão de Previdência Complementar da OAB SP.

6 de outubro (quinta-feira) – 9 horas


VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO SOB A ÓTICA DA COMISSÃO DOS DIREITOS DOS ADVOGADOS IDOSOS DA OAB SP

Expositora

DRA. ADRIANA ZORUB FONTE FEAL
Advogada e Presidente da Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB SP.

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Expositor

DR. MÁRIO AUGUSTO BERNARDES DIRIENZO
Delegado Titular da 4a Delegacia de Proteção ao Idoso.

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO SOB A ÓTICA DA DEFENSORIA PÚBLICA

Expositor

DR. WLADIMIR ALVES BITTENCOURT
Defensor Público; Coordenador do Núcleo Especializado do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

FACES DA VIOLÊNCIA

Expositora

DRA. CLÁUDIA MARIA BERÉ
Promotora de Justiça de Direitos Humanos – Idoso; Especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público.

Informações / Inscrições

Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g,
no ato da inscrição, para cada dia.
Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br


CARANDIRU 20 ANOS: NUNCA MAIS?


     2 de outubro de 1992: uma pequena desavença entre presidiários do pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru se transforma em uma rebelião desprovida de viés reivindicativo ou de fuga. Apesar disso, o Governo estadual da época determinou a invasão da Casa de Detenção por centenas de policiais militares que exterminaram a sangue frio 111 pessoas desarmadas e desesperadas. Foi a maior chacina da história do sistema penitenciário brasileiro.
     Passadas quase duas décadas dessa “página infeliz de nossa história”, os tijolos da Casa de Detenção foram deitados ao chão e, no seu lugar, foi erigido o sugestivo Parque da Juventude. Todavia, a construção de um parque para a juventude no lugar de uma unidade de aprisionamento da juventude não significou, infelizmente, qualquer mudança na política criminal do Estado: após todos esses anos, ninguém foi responsabilizado pelos 111 assassinatos!
     Pior: ainda hoje, divisamos jovens, em regra pobres e negros, sendo perseguidos pelo aparato repressor estatal. Quando conseguem driblar a morte, caem na vala imunda e cada vez mais superlotada do sistema carcerário (de 1992 para cá, a população prisional cresceu mais de 400% contra pouco mais de 27% de crescimento da população brasileira).
     Diante desse quadro desafiador, diversos movimentos e entidades da sociedade civil organizada planejam uma grande articulação em torno do vintenário do massacre do Carandiru, a ser iniciada com a realização de um ato no próximo dia 02.10.2011. Daí até a data dos 20 anos do massacre (02.10.2012), essa articulação pretende pautar diversas ações para promover a responsabilização do Poder Público e também para trazer ao debate público o tema da segurança pública e da cidadania.
     Convidamos todas e todos ao ato que ocorrerá neste domingo, dia 02.10.2011, A PARTIR DAS 15HS, NO PARQUE DA JUVENTUDE.
     Em continuidade à articulação, já está marcada uma reunião pós-ato na qual conversaremos sobre as próximas ações. Será no dia 10.10, às 19hs, no Sindicato dos Advogados de São Paulo (Rua da Abolição, n.º 167, 2º andar, Bela Vista).
Assinam:
PASTORAL CARCERÁRIA, SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, COLETIVO 2 DE OUTUBRO, INSTITUTO TERRA, TRABALHO E CIDADANIA (ITTC), INSTITUTO PRÁXIS DE DIREITOS HUMANOS (IPDH), CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO, ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA (AJD), COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ, PASTORAL DA JUVENTUDE, ACAT-BRASIL, COMISSÃO TEOTÔNIO VILELA, AMPARAR, TRIBUNAL POPULAR, MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO, NÚCLEO DA SITUAÇÃO CARCERÁRIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, IDENTIDADE - GRUPO DE LUTA PELA DIVERSIDADE SEXUAL, CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA (CONDEPE), JUSTIÇA GLOBAL, ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE DEFENSORES PÚBLICOS (APADEP), NÚCLEO ESPECIALIZADO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, GEPEX - SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA CRIMINAL E DIREITOS HUMANOS DA UNIFESP/BS, DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM SÃO PAULO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS (ANADEF), MÃES DE MAIO, MOVIMENTO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, ESTUDO, COMIDA E CIDADANIA (ECC), UNEAFRO, CÍRCULO PALMARINO.

Seminário - Dados Abertos


     A Câmara Municipal de São Paulo promove no próximo dia 07 de Outubro (sexta-feira), o Seminário "A Era dos Dados Abertos",
para debater questões relacionadas à webcidadania e à abertura de dados dos órgãos legislativos e executivos.
     Na parte da manhã, o painel "Como deve funcionar um programa de Dados Abertos", reúne especialistas e organizações da sociedade civil para trocar ideias sobre a transparência nas ações dos órgãos públicos.
     Após o almoço, o Seminário retoma as atividades convidando jornalistas de importantes veículos de comunicação para expor suas visões na mesa "Como a Imprensa vê a Transparência Pública".
     Em seguida, o painel "Como a área pública pratica Dados Abertos" recebe os representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal para compartilhar as ações já existentes na esfera pública.


Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (8º andar) 
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Centro - São Paulo/SP


Link para inscrição: http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_aicontactsafe&view=message&layout=message&pf=4&Itemid=216

Seminário de Leitura - Jovens, Leitura e Literatura

     Conversas ao Pé da Página. Esses são realizados no SESC Pinheiros - São Paulo e são gratuitos.
A próxima "Conversa" será realizada no dia 18 de outubro e terá como tema “Jovens, Leitura e Literatura”, com as palestrantes Márcia MiyokoWada (Brasil) e Beatriz Helena Robledo (Colômbia). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento:

http://www.conversapepagina.com.br.

     A partir de hoje dia 26 de setembro, prioritariamente para os já inscritos nas mesas anteriores.
Para os novos interessados, a partir do dia 03 de outubro. 

Participe e divulgue.

1° Workshop para atores sociais‏



     O NEPACC - Núcleo de estudos, pesquisa e aplicação comportamental e cognitiva teve sua formação inicial em 2006 através de um grupo de estudo, sendo consolidada como empresa em 2008 - NEPACC - Serviços de Psicologia e Psicopedagogia LTDA. É administrada por 03 profissionais psicólogas que buscam a cada dia aprimorar seus conhecimentos, realizando cursos de especialização, treinamento e supervisão, além de contar com o apoio de profissionais parceiros e voluntários.
     Hoje o NEPACC desenvolve programas e ações na área educacional e social através dos serviços de supervisão técnica e clínica, mini-cursos, palestras, cursos de capacitação, cursos de extensão, grupos de estudo, grupos de apoio, Nepaccine e Orientação vocacional.
     Na área organizacional também são oferecidos serviços de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, atividade que inclui recrutamento e seleção e sensibilização dos profissionais envolvidos.
     Como parte do programa de responsabilidade social da empresa foi criada a Clínica social que realiza atendimentos para crianças e adolescentes que estão em programas de proteção especial (Casa abrigo). A clínica funciona através de parceria com psicólogas voluntárias e as sócias do NEPACC.
     Nossa missão é pesquisar, divulgar e atuar dentro das áreas da psicologia, utilizando as abordagens Comportamental e Cognitiva, oferecendo serviços para os profissionais que atuam tanto no setor público, privado e terceiro setor possibilitando assim de forma ética e responsável a inclusão social, ressocialização e atendimento ás pessoas que já estiveram em situação de vulnerabilidade social e hoje estão dentro de algum programa de proteção social.
 

Oficina para Pais e Filhos



     Os Doutores da Alegria abrem as portas da sua sede para a Oficina para pais e filhos no próximo dia 22 de outubro. O principal objetivo do encontro é se divertir. Nada de videogame ou computador. Jogos tradicionais como pega-pega, estátua, e “o mestre mandou” relembram como é sempre possível abrir um espacinho na agenda para a brincadeira.

      A atividade é indicada somente para crianças entre 06 e 12 anos, acompanhadas de um responsável, e com inscrição feita previamente pelo site.  

Oficina para pais e filhos
Faixa etária indicada: 06 a 12 anos
Data: 22 de outubro (sábado)
Horário: das 9h30 às 13h00
Local: Galpinho dos Doutores da Alegria
Endereço: Rua Alves Guimarães, 73 Pinheiros São Paulo
Oficina gratuita, com vagas limitadas

      Este é um evento gratuito e bastante concorrido, portanto, faça sua inscrição apenas quando tiver absoluta certeza de que poderá comparecer. Caso tenha qualquer imprevisto e não possa comparecer, pedimos a gentileza de cancelar sua inscrição com até 24 horas de antecedência ao evento.

Clique no link e faça a sua inscrição no site dos Doutores da Alegria:

http://www.doutoresdaalegria.org.br/internas.asp?secao=osdoutores_agendas&id=128

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Convite "Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Uma Questão de Justiça"‏




Convida


Parceiros de rede, estudantes e profissionais para participarem da oficina "Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Uma Questão de Justiça".


Palestrante: Maria Amélia Teles, Bacharel em Direito e Pedagogia, Coordenadora dos projetos: Promotoras Legais Populares e Maria Maria.

30 de setembro de 2011 (sexta-feira), às 14h00.



CRAVI- Unidade Fórum Criminal
Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães
Av. Dr. Abrão Ribeiro, 313 – Barra Funda
Av. D – sala 0-429, térreo.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do CRAVI é só conferir neste site: 

TRATAMENTO GRATUITO UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIOS‏


Favor repassarem, de repente tem alguém necessitando de algum desses tratamentos que são totalmente gratuitos.

UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIOS

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo  desenvolvimento de
pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para  voluntários nas seguintes áreas:


TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PARA DEPENDENTES DE ÁLCOOL

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp está realizando uma  pesquisa com medicamento homeopático para o tratamento do alcoolismo.
Podem participar homens e mulheres dependentes de álcool com idade  entre 18 e 65 anos.
Os interessados podem entrar em contato com a Enfermeira Fran, no telefone 2149-0161, ramal 262, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.


PORTADORES DE GLAUCOMA

O Setor de Pesquisas Clínicas do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP recruta, urgentemente, pacientes portadores de glaucoma que não estão fazendo uso de medicamentos para a doença ou, então, utilizam apenas uma medicação.

Os interessados devem ligar para o Setor para agendar consulta com  Sra. Luci ou Sra. Ana no telefone (11) 5572-6443.

DOR EM PACIENTES NA PÓS-MENOPAUSA COM FIBROMIALGIA

O Ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa do  Departamento de Ginecologia da Unifesp está recrutando mulheres para participar de uma pesquisa para verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia.

As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano no  período da pós-menopausa, serem portadoras de fibromialgia e não praticarem nenhum tipo de exercício físico. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal.

Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas. Informações pelos telefones:
3341-3608 ou pelo e-mail nelmamenezes@gmail.com, falar com Nelma Menezes.

MENOPAUSA E QUALIDADE DE SONO

O departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recruta mulheres, com idade entre 50 e 66 anos, que estejam na menopausa há pelo menos um ano e que apresentem insônia.

Elas participarão de pesquisa clínica com tratamento não farmacológico, aplicando técnicas de relaxamento, com o objetivo de
verificar, por meio de testes, a capacidade de memória e a qualidade do sono.

As interessadas não devem estar tomando medicamentos antidepressivos nem fazendo reposição hormonal.

Inscrições: (11) 2149-0162, das 8h às 17h.

EFEITOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM HIPERTENSOS

O Departamento de Medicina Translacional, da Unifesp, está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido) na pressão arterial pós-exercício em indivíduos hipertensos.

Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários). Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há 10 vagas disponíveis.

Inscrições: 5084-6836, ramal 27 (falar com Marcos Nascimento), das 8h
às 17h, ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br.

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA ALTITUDE

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – CEPE, da Unifesp, recruta voluntários para avaliar a influência do exercício físico
sobre as funções cognitivas e o sono em pessoas expostas à altitude. Podem participar homens, com idade entre 20 e 30 anos, não fumantes e que sejam fisicamente ativos.

Inscrições: (13) 9723-2757 (falar com Valdir) ou aquino.lemos@unifesp.br.

PILATES

A disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp está recrutando voluntários com dor no pescoço há mais de três meses para participar de um estudo sobre o método Pilates de exercício físico.
Os voluntários podem ser de ambos os sexos, ter entre 18 e 65 anos e  ter disponibilidade de participar duas vezes por semana dos encontros. Não podem ser voluntários os portadores de Fibromialgia ou outras doenças musculares, deficiência visual ou auditiva que possam atrapalhar os exercícios, usuários de remédio contra dores com tratamento iniciado a menos de três meses.

Para os praticantes de atividades físicas, recomenda-se que participem apenas os que iniciaram atividade regular há, no mínimo, três meses.
Os interessados podem entrar em contato com Luciana Araújo nos  telefones 6049-4514/ 5478-4476/ 3083-4798 ou no e-mail
lucianapilates@yahoo.com.br.

EXERCÍCIO E FIBROMIALGIA

A disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp está recrutando voluntárias para participarem de pesquisa sobre exercícios e fibromialgia.
Podem participar da pesquisa mulheres com diagnóstico de fibromialgia do com idade entre 18 e 60 anos de idades e que saibam nadar. Estão disponíveis 30 vagas para o estudo.

Os encontros acontecerão 3 vezes por semana, por um período de 12 semanas. As interessadas deverão entrar em contato com Giovana Fernandes, pelo telefone 11-8498-7581.

TRATAMENTO DE AFTA RECORRENTE

O Ambulatório de Estomatologia, do Departamento de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço da Unifesp, recruta homens e
mulheres, com idade acima de 18 anos, para participar de uma pesquisa  sobre tratamento de afta recorrente.

Os interessados poderão entrar em contato para agendar consulta no telefone (11) 5084-9965 ou por e-mail estomatologia@unifesp.br


TRATAMENTO DE INSÔNIA

O Departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recrutas voluntários, com idade entre 20 e 64 anos, que tenham dificuldades em dormir, para estudo com o objetivo de tratar a insônia. 
O voluntário realizará exames de sono, responderá a alguns  questionários e fará exame laboratorial. O tempo de duração do estudo
será de cerca de dois meses e, durante este período, ele deverá comparecer ao centro de pesquisa para quatro visitas.

Inscrições:(11) 5908-7094 / 7344 / 7121 (horário comercial)

ORIENTAÇÃO PARA PAIS DE JOVENS USUÁRIOS DE DROGAS

A Unidade de Dependência de Drogas da Unifesp oferece 70 vagas no Ambulatório de Orientação aos Pais de Jovens entre 12 e 25 anos que consumam álcool em excesso ou qualquer outro tipo de droga, mesmo que não sejam dependentes. O ambulatório oferece oito sessões semanais gratuitas às quintas feiras, em horário comercial.

A tendência, na maioria dos casos, é a negação do uso de drogas dos filhos e a demora para a procura de ajuda. O sentimento de culpa, em muitos casos, impossibilita a busca por ajuda. Isso torna a situação insustentável e com pior prognóstico.

Alguns atendimentos já realizados pelo grupo indicam que a recuperação dos jovens está diretamente ligada à rapidez com que os pais
reconhecem o problema e procuram o tratamento para os filhos.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. O serviço está localizado na Unidade de Dependência de Drogas - Uded, na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.


Sobre a Unifesp - Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu
currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de
Pós-Graduação Stricto Sensu (D ou torado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu
(Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão
universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.
________________________________
Mais informações para imprensa:
CDN – Comunicação Corporativa
(11) 5576-4358 / 5576-4591/ imprensa@unifesp.br

Curso - "Políticas Públicas para a Igualdade Racial: a importância do quesito cor"


O GERESS convida você para participar do curso “Políticas Públicas para a Igualdade Racial: a importância do quesito cor”
  
Curso - "Políticas Públicas para a Igualdade Racial: a importância do quesito cor"

Objetivos:

- Analisar a história da formação da sociedade brasileira na perspectiva das desigualdades raciais.
 
- Verificar instrumentos que possibilitam a construção de  políticas sociais visando a equidade sóciorracial
 
- Contribuir para a formação, o aprimoramento e a atualização profissional

Programação

08:30 às 09:00 - Recepção e café de boas vindas

09:00 às 10:30 - Tema 1 "A presença da população negra na construção da sociedade brasileira" – Denise Aparecida Bonifácio-GERESS

10:30 às 10:45 - Café

10:45 às 12:00 - Tema 2 "Histórico da implementação do quesito cor no Brasil -  Naiza B. dos Santos -GERESS

12:00 às 13:00 - Almoço

13:00 às 14:30 - Tema 3 "Quesito cor: Para que? Por quê?":
3.1 "O quesito cor e a construção de políticas públicas para a igualdade racial" – Edna Muniz – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT

14:30 às 14:45 - Café


14:45 às 16:00 -  3.2 "O quesito cor como instrumento de trabalho do Assistente Social" – Edna Muniz - CEERT

 
Local: Rua Silveira Martins, 132 -  

Data: 08 de outubro de 2011
Horário: das 08:30 às 16:00h

 SERÃO FORNECIDOS CERTIFICADOS 

Inscrições gratuitas até dia 05 de outubro pelo e-mail: geress.social@gmail.com - Envie:
1) nome, email. 

2) profissional : formação profissional e  local de trabalho  

3) estudante: curso e  instituição de ensino
 
Organização: Grupo de Estudo das Relações Étnicorraciais e o Serviço Social – GERESS

Apoio: Secretaria Sindical,Soweto Org. Negra