quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Banca - Ensaio Aberto


Relatório do Conselho Tutelar M' Boi Mirim Informando o Número de Crianças fora da Escola


Esse é um relatório feito pelo Conselho Tutelar M' Boi Mirim, que solicitado pela Sra. Maria dos Anjos, onde informa a quantidade de crianças que estão aguardando vagas para CEI (Centro de Educação Infantil ou popularmente conhecida como creche) e EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil).



Tambor: ECOA Grajaú


Casa de Cultura do M' Boi Mirim - Inscrições Abertas para Oficina de Teatro


Fonte: http://cpcmboi.blogspot.com.br/

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

25ª Reunião da Câmara Temática de Proteção dos Direitos do Adolescente e do Jovem Trabalhador


Audiência Pública Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica


Programa de Desenvolvimento de Área Sampa Sul - Jangada do Saber


Fonte: https://www.facebook.com/pda.sampasul.3?ref=ts&fref=ts

Instituto Alana - Um Mergulho no Universo das Histórias



A bonequeira e contadora de histórias Andi Rubinstein irá compartilhar um pouco da sua arte e aprendizado em um curso gratuito no Instituto Alana.
As vagas são limitadas e o curso é voltado para educadores da educação infantil.

Por que contar histórias?
As histórias sempre foram, nas antigas tradições, uma ferramenta de ensinamento. Elas nos ensinam muito mais do que sequer podemos compreender.
Nos tempos de hoje, em que vivemos focados no individualismo, as histórias são uma maneira possível de ajudar-nos a compreender e viver em comunidade.

Conteúdos abordados:

- O que são histórias tradicionais e suas diferenças com as histórias autorais
- A estrutura das histórias
- Tipos de histórias adequados para diferentes faixas etárias
- A voz, o ritmo, o canto
- Os espaços e os personagens
- Bibliografia

Curso Gratuito

Carga horária: 21 horas 
Data: 07 de outubro, 21 de outubro, 28 de outubro, 04 de novembro, 11 de novembro, 18 de novembro, 25 de novembro
Horário: 17 às 20 hs
Vagas: 30 educadores de Educação Infantil
Inscrições: a partir do dia 24 de setembro pessoalmente no Instituto Alana
Endereço: Rua Erva do Sereno, 608 - Jardim Helena
Telefones: 2585-1157 ou 2585-7646

CEU Vila do Sol - Vagas para Estágio e Jovem Aprendiz




CIEE no CEU Vila do Sol
Obrigatório CPF e RG (próprio)
COMPARECER NO DIA 25.09.2013
10h00 às 14h00
CEU - Vila do Sol
Av. Dos Funcionários Públicos, 369
Bairro: Vila do Sol

Temos uma oportunidade de
TRABALHO PARA VOCÊ

Vagas imediatas
À PARTIR DE 14 ANOS
Cursando: Fundamental II, Ensino Médio, Técnico e Superior ou
Formado no Ensino Médio até 24 anos.


Fonte: https://www.facebook.com/ceuviladosol2 
 

Quem Canta um Canto?


ARCO Associação Beneficente - Festa da Primavera


Escola da Cidadania da Zona Sul de São Paulo - Santos Dias


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Curta Histórias


Universidade Anhanguera UNIBAN - Semana da Psicologia



Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013


Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura – 2013
Inscrições de 18 de setembro à 17 de outubro

            Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura -2013, que tem o objetivo de ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro. O Edital é fundamentado na Lei no. 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro, no Decreto no. 7559, de 01 de setembro de 2011 que dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL e Decreto Nº 520 de 13 de maio de 1992, que institui o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). As inscrições serão efetuadas pelo sistema Salic Web.
            Serão selecionadas 100 (cem) propostas e cada uma delas receberá um prêmio de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais). O Edital dá a oportunidade para que pessoas físicas, pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural, representantes de Bibliotecas Comunitárias e/ou Pontos de Leitura apresentem uma proposta dentro de um dos 6 (seis) eixos abaixo relacionados:

Eixo 1 – Ação Cultural - manutenção de ações culturais regulares, ou criação de novas ações culturais voltadas para a dinamização dos espaços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.

Eixo 2 – Aquisição de Bens – aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos para a qualificação dos espaços e serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.

Eixo 3 – Serviços – organização e tratamento do acervo e, informatização dos serviços de controle e empréstimo dos livros da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.

Eixo 4 – Formação de pessoal – capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo da leitura, da biblioteconomia e da gestão de espaços culturais, com vistas a qualificação dos serviços prestados pela Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

JD. SÃO LUÍS: “Sangoma”, espetáculo gratuito das Capulanas





Com texto que contou com a colaboração da escritora Cidinha da Silva, a Cia. Capulanas de Arte Negra estreia em 21 de setembro o  espetáculo “Sangoma“, que discute temas relacionados à saúde das mulheres negras. Seis mulheres Sangomas habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. Mulheres que romperam o silêncio, compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.

Todos os sábados, de 21 de setembro a 09 de novembro, às 20hs.

Retirar ingresso com uma hora de antecedência. 

Lotação 30 lugares.
Local: Goma Capulanas
Rua José Barros Magaldi, 1121 – Jardim São Luís – zona sul de São Paulo
Informações: capulanasciadeartenegra@gmail.com
Praça do Trabalhador (Ao lado do Term. Varginha) – Sábado (07/Setembro) – 15hrs
Aula Pública e Roda de Conversa sobre transporte com participação doProjeto Raíz e Passe Livre São Paulo no extremo sul de SP.

Programação Completa da Virada Esportiva



Veja abaixo a programação completa divulgada pela Prefeitura:

"Vale do Anhangabaú (Centro) - Um dos polos mais tradicionais da Virada Esportiva contará com a Arena Radical (tirolesa, rapel, alpinismo, bungee trampolim, full pipe, pebolim humano, bola tripulada, surf mecânico, tobogã e simuladores de queda livre e anti-gravidade), basquete 3x3 e tênis de mesa com o campeão Hugo Hoyama.
            Memorial da América Latina (Centro) – O local faz parte do percurso da Skate Run, além de sediar o Skate Plaza no Memorial.
            Guarapiranga (Zona Sul) – A região da Represa do Guarapiranga contará com Travessia Aquática, Duathlon (corrida e natação), passeio de balão, futebol na areia, vôlei, futevôlei e handbeach, além de clínicas de rafting, wakeboard, stand up padle, wake skate, wake surf, kaiak e canoa havaiana.
            Villa-Lobos (Zona Oeste) – O parque vai sediar o Desafio Jogos da Cidade de Streetball 3x3, a Viradinha Esportiva, com brinquedos infláveis, gincanas e atividades recreativas monitoradas para crianças de 0 a 12 anos e o Skate Street.
            Parque do Carmo (Zona Leste) – O segundo maior parque de São Paulo será sede do Air Show, que terá simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador asa delta, bungee jump, Scape Shute e Snake Escalada.
PET (Zona Leste) – Clínica de patins, Corrida 24h, Corrida Infantil da SEME, ginástica e atividades como wakeboard, clínicas, frescobol, slackline, full pipe e simulador de wakeboard serão oferecidos no Parque Esportivo dos Trabalhadores durante a Virada Esportiva.
            Centro Esportivo Curuçá (Zona Leste) – Localizado na Subprefeitura do Itaim Paulista, a Caravana Radical será a grande atração do C. E. Vila Curuçá. Das 10h às 17h, nos dias 21 e 22, o público poderá aproveitar as clínicas de surf, stand up paddle, skate, slackline, parkour e atividades lúdicas.
            Parque Jacuí (Zona Sul) – No Parque Jacuí serão oferecidos dois grupos de atividades: A Viradinha Esportiva, voltada para crianças de até 12 anos, terá brinquedos infláveis, atividades esportivas, oficinas com apresentações de palco e atividades recreativas. E uma maratona chamada Futebol Mania, com pebolim humano, futebol de sabão, futebol de botão, vídeo game e futsal.
            Parque da Independência (Zona Sul) – Mantendo a tradição, o parque será um polo radical com o Snowboard Experience, um simulador de snowboard em uma rampa revista com PVC, e o Skate no Museu, que reúne atividades para os praticantes de todas as modalidades.
            Parque Ibirapuera (Zona Sul) – No parque mais famoso de São Paulo acontecerá o Basquete Street 3x3, a oficina de tênis com o Instituto Patrícia Medrado e clinica de patins na Marquise, com direito a pista de patinação, mini rampa e caixotes. O Local também será sede da 1ª Edição do Passeio Noturno Sobre Patins e da Semana Move Brasil, organizada pelo SESC, que pretende dar orientações e dicas de saúde para a população.
            Skate Run – “Maior corrida de skate do mundo”, como foi batizada, a Skate Run tem percurso de 8 km e faz parte da modalidade push race. Os participantes serão divididos em quatro categorias: profissional, amador, feminino e passeio for fun. O evento também faz parte da programação paulistana do Dia Mundial Sem Carro e acontece no dia 22 de setembro. A expectativa é reunir mais de 10 mil praticantes do segundo esporte mais praticado no Brasil depois do futebol. Com largada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, o passeio sobre rodinhas vai passar pelo Minhocão e termina no Memorial da América Latina.

Parques municipais

A Virada Esportiva também é um estimulo para o uso e ocupação das áreas verdes paulistanas, levando mais esporte e atividade física para os parques e praças da cidade. Por isso, foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que dez parques façam parte do cronograma dos dias 21 e 22. Veja quais são eles:
• PET – Parque Esportivo dos Trabalhadores – Zona Leste
• Parque das Bicicletas – Moema – Zona Sul
• Parque do Carmo – Itaquera – Zona Leste
• Parque Villa-Lobos – Pinheiros – Zona Oeste
• Parque Ibirapuera – Zona Sul
• Parque Guarapiranga – Zona Sul
• Parque da Independência – Ipiranga – Zona Sul
• Parque da Juventude – Carandiru – Zona Norte
• Parque Jardim Damasceno – Zona Norte
• Parque Jacuí – Zona Leste

Destaques - Região por região

REGIÃO CENTRAL

Durante a 7ª edição da Virada Esportiva, a região central de São Paulo terá grandes atrações para todas as idades.
            No Vale do Anhangabaú, famoso cartão postal da cidade, será montada a Arena Radical, com atividades como a tirolesa, rapel, alpinismo, bungee trampolim, full pipe, pebolim humano, bola tripulada, surf mecânico, tobogã e simuladores de queda livre e anti-gravidade. O público ainda poderá disputar partidas de basquete 3x3 e tênis de mesa, com oficinas ministradas pelo campeão Hugo Hoyama. O mesatenista também participará da Virada no Centro Esportivo Barra Funda.
            Já no Largo do Arouche, a população poderá assistir ou participar do Game da Diversidade, voltado ao público LGBTT. Haverá disputas de vôlei, queimada, futebol de salão, luta de cotonetes, surf mecânico, torneio de dança e as divertidas competições exclusivas para drag queens (arremesso de bolsa, corrida de salto alto, campeonato de bate-cabelo, etc.).
            A Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, terá corrida de skate de rua e, no Centro Histórico haverá passeio noturno de patins. Outro famoso ponto do centro de São Paulo que contará com grandes atividades durante a Virada Esportiva será o Memorial da América Latina. No local, o público poderá andar em um balão de ar quente, praticar arco e flecha, ter acesso ao Bossa Bol – uma arena inflável com cama elástica para jogos de voleibol e futevôlei, e poderá curtir ainda uma apresentação de MotoCross Freestyle, uma das poucas atrações da Virada meramente contemplativas.
            Uma novidade da Virada Esportiva 2013, que acontecerá no centro da capital, será a Skate Run - uma emocionante corrida com a participação de milhares de skatistas. Seu percurso passa pelo Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, com chegada no Memorial da América Latina.
            O público da terceira idade também terá diversas opções para aproveitar a Virada Esportiva. O espaço do Creci, localizado embaixo do Viaduto do Chá, novamente será utilizado para a Arena do Idoso e lá o público poderá dançar ao som de diversos ritmos, aproveitar uma massagem relaxante, ginásticas e alongamentos. A Câmara Municipal recebe a Copa Centro Olímpico de boxe, com disputas de várias categorias da modalidade.

ZONA LESTE

A Virada Esportiva tem como um de seus principais objetivos facilitar o acesso de toda a população ao esporte, lazer e recreação. Na Zona Leste não será diferente.
            No Itaim Paulista e em Itaquera, o clima será radical. No Centro Esportivo Vila Curuça haverá a Caravana Radical, com clínicas de surf, stand up padle, skate, slackline, parkour, além de atividades lúdicas e no Parque do Carmo será realizado o Air Show, com simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador de asa delta e bungee jump. No SESC Itaquera, será possível praticar bumerangue e soltar pipas.
            O Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET), localizado no bairro de Vila Formosa, também será um dos principais pontos dessa Virada Esportiva. No local haverá torneio de tênis com duração de 24 horas, clínica de patins, a corrida infantil da SEME e o evento Rei da Piscina. Nele, o público poderá aproveitar o clima gostoso da primavera para aprender as técnicas do wakeboard, jogar frescobol, entre outras atividades. O PET também recebe a já tradicional Corrida 24 horas.
            Para quem curte andar de bicicleta por São Paulo, o polo da Penha será uma ótima opção. No Centro Esportivo Vila Manchester haverá o Lazer sobre Rodas, que consiste em ciclismo com obstáculos recreativos para todas as idades.
            Em São Miguel Paulista, a Virada acontece no Parque do Jacuí. As crianças de até 12 anos poderão aproveitar as atrações da Viradinha Esportiva e os mais velhos podem participar da Copa do Mundo da Virada, que terá pebolim humano, futebol de salão, futebol de sabão e videogames.
            Em Cidade Tiradentes, a programação fica por conta dos CEUs Água Azul e Inácio Monteiro. No primeiro, haverá apresentação de fanfarras, vôlei com lençóis, muay thai, hidroginástica, goalball, karatê, entre outras atrações. No segundo, haverá vários festivais e atividades na piscina, torneio de xadrez, pilates, boxe, jiu jitsu e parkour.
            O CEU Jambeiro e o CEU Lajeado programaram atividades e aulas especiais para a Virada em Guaianases, com esportes coletivos, de lutas, danças e até baile para a 3ª Idade. Em Ermelino Matarazzo, a Virada Esportiva acontece no CDC Danúbio e no Centro Esportivo Délio de Carvalho, com ginásticas, dança e jogos de futebol e futsal para todas as idades.

ZONA OESTE

            O Parque Villa Lobos será palco de dois eventos da Virada. A partir das 10h, o local sediará a Viradinha Esportiva, evento voltado para crianças de 0 a 12 anos. Brinquedos infláveis, oficinas manuais, apresentações de palco, gincana, atividades recreativas monitoradas e atividades esportivas prometem animar o fim de semana da garotada. Durante a tarde, o Parque também vai receber o Desafio de Streetball 3x3, promovido pelos Jogos da Cidade, competição de esporte amador da Prefeitura.
            Localizado no bairro da Lapa, o Centro Esportivo Pelézão será transformado em uma verdadeira praia no dia 22 de setembro. O local será uma das sedes do “Deu Praia na Virada”, que vai oferecer aos paulistanos atividades como futebol de areia, vôlei, futevôlei e handbeach. A atividade também será oferecida na Praia do Sol, que fica na região do Guarapiranga, zona sul da cidade.
            Os moradores de Pirituba e Jaraguá poderão participar de um passeio ciclístico pelas ruas da região. Além disso, os CEUs Pera Marmelo e Vila Atlântica vão oferecer programações especiais para a Virada Esportiva. Um passeio monitorado ao Pico do Jaraguá também vai compor a programação. O Ginásio Baby Barioni terá atrações mais tranquilas, e, assim como nas últimas edições da Virada, será palco de jogos boêmios como sinuca, pebolim e futebol de botão.

ZONA NORTE

            Os moradores do bairro Parque Tietê, localizado na Brasilândia, também poderão aproveitar a programação infantil da Viradinha Esportiva. A brincadeira vai continuar com o “Virando Brincadeira”, no Parque Linear do Jardim Damasceno, com oficinas de pintura, argila, gesso, além de futebol e vôlei de rua.
            O inusitado Bike polo deve ser uma das principais atrações do Parque da Juventude, localizado em Santana. Os amantes da bike têm também encontro marcado no Festival Ciclo BR da Virada 2013, que dura mais de 24 horas, começando às 10h do dia 21 de setembro e término previsto para as 17h no dia 22.
            Em Jaçanã, o CEU da região vai oferecer atividades como aulas de capoeira, torneio de xadrez, recreação na piscina, torneios mistos de tênis de mesa, além de torneios de futsal. O Centro Esportivo Jardim São Paulo tem uma revoada de pipas no período noturno. O Centro Esportivo Santana terá uma das mais inusitadas modalidades da Virada Esportiva 2013: o jiu-jitsu aquático.

ZONA SUL

            Na região do Campo Limpo, os participantes da Virada encontrarão diversas atividades entre os dias 21 e 22. O CEU Campo Limpo será um dos cincos polos na cidade que sediarão jogos de futebol, tênis, atividades circenses e pintura corporal são algumas das atrações programadas.
            Os moradores da região também podem curtir uma Virada muito radical no CEU Paraisópolis. Durante os dois dias de festa, o evento “Skate no Paraisópolis” vai ministrar clínicas de skate para alunos de todas as idades. Os CEUs Feitiço da Vila, Capão Redondo, Casa Blanca e Canto do Amanhecer também terão programação especial com atividades para todos os gostos.
            Na Cidade Ademar, a Virada preparou o evento Cidade em Atividade em alguns Clubes da Comunidade. Os locais contarão com clinicas de skate, futebol e futsal, vôlei e os clássicos jogos de taco, bolinha de gude, dominó e pula corda, entre outros. MMA e Judô também estão confirmados na programação.
            O Museu do Ipiranga repete a receita de sucesso com o dia de Skate no Museu, que atrai praticantes de todas as variantes de skate, no sábado, 21. O evento Virada Heliópolis e Região dispensa apresentações de data e local. A comunidade poderá se exercitar com vôlei, skate, corda, basquete, futebol e capoeira.
            Os moradores da região do Jabaquara podem confirmar presença no Clube Esportivo Vila Guarani. Atividades como stand up paddle, skate, parkour, slack line e até clínica de surf estarão montadas no local. Já Parelheiros recebe o Snowboard Experience, um simulador de snowboard sobre PVC, no dia 21.
            A região de Santo Amaro está repleta de atividades. A Praia do Sol recebe a Travessia Aquática Guarapiranga, o Duathlon (corrida e natação) e o Deu Praia na Virada. Já a Guarapiranga Radical (CDC Guarapiranga) preenche a orla da represa com diversas atividades como beachvôlei, passeio de balão tripulado, wake skate, stand up padle e rafting.
            Para completar a festa na região, o Clube Esportivo Joerg Bruder oferece o Experimentando o Esporte, com clinicas de futsal, boxe, atletismo e basquete. O CEU Alvarenga sediará clinicas de patinação e hóquei. O Autódromo de Interlagos mantém a tradição da velocidade e recebe a competição de kart Acelera na Virada.
            No Parque Ibirapuera, acontecem o Passeio Noturno sobre Patins, a Semana Move Brasil, jogos de basquete 3x3 e clínicas de tênis. Ainda na região da Vila Mariana, na madrugada entre 21 e 22, o Parque das Bicicletas é palco de largada da Virada Noturna de Bike.
            No Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) será disputado o “COTP na Virada” nas modalidades Atletismo, Basquete, Futebol, Ginástica Artística, Handebol, Luta Olímpica, Natação e Voleibol.
            Virada vai levar mais de 400 atividades aos 45 centros esportivos municipais
            Durante a Virada Esportiva 2013, os 45 Centros Esportivos Municipais receberão uma programação especial que reunirá mais de 400 atividades, para todas as idades. No bairro do Tatuapé, o Parque Esportivo dos Trabalhadores, por exemplo, terá aula aberta e jogos de rugby, torneio noturno de tênis e a Corrida 24 Horas, que começa no sábado (21) às 14h e termina no domingo (22) também às 14h. Ainda na zona leste, o Centro Esportivo Vila Manchester terá slackline e aeromodelismo e o Centro Esportivo Tiquatira organizará campeonatos de truco, dominó e bocha.
            Na região central da cidade, os destaques ficam por conta do Centro Esportivo Raul Tabajara, com taco e queimada, atividades na piscina e oficinas de karatê e jiu jitsu, e do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, que apresentará as regras e técnicas da modalidade, além de realizar um torneio para iniciantes no beisebol.
            Na zona sul, o público poderá participar de aulas de capoeira, vivência adaptada sobre rodas, competições na piscina e até pebolim humano, no Centro Esportivo Joerg Bruder. No Centro Esportivo Mané Garrinha, haverá torneio de bocha para cadeirantes e jogos de quadra de diversas modalidades.
            No Centro Esportivo Jardim São Paulo, localizado na zona norte, haverá campeonato de polo e revoada de pipas, além de sessões de cinema e torneio de tênis durante a madrugada. Já no Centro Esportivo Mário Moraes, localizado na zona oeste da cidade, os destaques ficam com o futebol para cegos, as oficinas de pintura e dança de salão, bailes dos anos 60 e a fantasia e o concurso de bolos que encerrará as atividades no domingo, às 17h. CEU’s - Programação com mais de 600 atividades integra Educação e Esportes
            Através de uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a Secretaria Municipal de Educação, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) também terão programações especiais durante a Virada Esportiva. As mais de 600 atividades acontecem nas 45 unidades, durante o sábado (21) e o domingo (22).
            O CEU Perus terá atividades bem diversificadas como futsal diurno e noturno para pais e filhos, esportes aquáticos adaptados, xadrez, capoeira, vôlei, basquete, hidroginástica, atividades livres na piscina, caminhada, jogos, recreação e até um lual para celebrar o início da primavera.
            Outros destaques são, por exemplo, o CEU Vila Atlântica, que terá entre suas atrações uma caminhada e piquenique no Pico do Jaraguá, além de um Baile da 3ª Idade com tema Hawaiano. Para os mais radicais, a vivência do rapel estará na programação do CEU Alto Alegre, em São Mateus. No CEU Vila Rubi, haverá torneios de jiu jitsu, handebol, streeball e até disputas de dança no videogame, além de recreação aquática e hidroginástica. E no CEU Parque Anhanguera o público poderá participar de clínicas de judô, ballet, tênis de campo, atletismo, boxe e muay thai, além de yoga e biribol e vôleibol cego.
            SESC – Unidades oferecem oportunidade de interação com atletas renomados A Virada Esportiva 2013 também conta com parcerias com a rede SESC. O evento fará parte da Semana Move Brasil, que visa “articular a sociedade civil e o poder público em prol do esporte e da atividade física para todos”. Os ideais do Move Brasil, que acontece no Parque Ibirapuera, seguem a linha utilizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, pois também visam o fim do sedentarismo, o estímulo à prática esportiva e a maior oferta de espaços para tal. No Parque, o público poderá participar da tenda de ginástica multifuncional, espaços de dança, entre outras atividades, e a expectativa é de que sejam atendidas de 600 a 800 pessoas por dia.
            A Virada Esportiva acontece em 12 unidades da rede SESC e no Parque Ibirapuera. Nos locais, haverá cerca 100 atividades diferentes, entre jogos, modalidades esportivas, recreativas, oficinas e bate-papos com atletas consagrados.
            No SESC Ipiranga, por exemplo, o público poderá participar de bate-papo com atletas da luta como Natália Falavigna (21/9 às 11h e às 14h) e Leandro Guilheiro (22/9 às 14h). Além disso, haverá apresentação da trupe de luta livre Gigantes do Ringue, com a participação especial da banda The Soundtrackers, que tocará trilhas sonoras que embalaram lutas famosas do cinema. A retirada de ingressos na bilheteria deve ser feita com uma hora de antecedência. O evento acontece no dia 21 de setembro, às 21h.
            No SESC Itaquera, o público poderá participar de oficinas de construção e prática de balonismo, pipas e bumerangue, além de aulas de noções básicas e regras do tênis, na quadra de grama sintética. Já no SESC Belenzinho, haverá bate-papo com o ex-atleta e medalhista do atletismo Claudinei Quirino (21/9 às 11h), caça ao tesouro e danças circulares. E no SESC Santana, o público poderá praticar Duathlon Noturno, Speedminton, e Blackminton (vivência e fundamentos básicos da modalidade Badminton, realizadas em ambiente escuro, utilizando materiais - raquetes, redes e petecas - com iluminação especial em leds e neon).
            O medalhista de vôlei, Dante Amaral, participará de clínica esportiva no SESC Vila Mariana. E a Pista Geradora de Energia (Eco Pista) é uma das atrações do SESC Santo Amaro. Ela consiste em um piso modular que comprime 10 metros quando pressionado pelos passos de dança (participação do DJ Uirá), o que é suficiente para ativar um gerador, aparelho que converte movimento em energia elétrica, localizado no interior de cada módulo da pista."